João Lemos |
Ouve-se
muito nos órgãos de comunicação social, nas redes sociais e em palestras sobre
recrutamento de novos Bombeiros, que as Corporações, têm muita dificuldade no
recrutamento de novos elementos…é repetido ao longo dos anos, esta frase: “Os
jovens não querem saber dos Bombeiros! Querem é outras coisas!” Colocando a
justificação do insucesso do recrutamento em outro tipo de actividades, como
futebol, escuteiros, playstation, entre muitas outras situações, fazendo de
conta que tudo tem sido feito para recrutar jovens e que o problema é até dos
tempos modernos, não colocando a justificação, na incapacidade de criação de políticas
internas que sejam atractivas e que levem ao ingresso nos Corpos de Bombeiros.
Quando
não se consegue renovar o corpo de Bombeiros, saltam para a ribalta as críticas
de sempre, falta de incentivo a nível do governo, as autarquias não valorizam o
nosso trabalho, não dão incentivos… mas, e onde os municípios dão incentivos e
o voluntariado não aumenta? É sempre mais fácil colocar a culpa no outro lado,
livrando as responsabilidades de quem nada faz para mudar o panorama nos Corpos
de Bombeiros.
Assistimos
todos os dias, à saída de elementos, por cansaço, por desmotivação, por falta
de objectivos, entre muitas outras situações, e o que faz quem tem
responsabilidades? Olha para o lado, como se tudo fosse normal, mas a questão é
esta, não conseguimos recrutar, e para além disso não estamos a conseguir
manter os Bombeiros. Afinal de quem é a culpa? O que faz falta fazer para inverter
esta situação?
Em
meu ver, é preciso de uma vez por todas, definir uma estratégia para os Corpos
de Bombeiros, onde passe pela motivação dos elementos que no dia-a-dia dão o
melhor de si, formar mais e melhor, valorizar as pessoas, acreditar no potencial
de cada um, apostar num crescimento global das pessoas e da instituição.
É
certo que fazemos recrutamento nas escolas, nos centros comerciais, na via
pública, em palestras, em feiras, em todo o lado e mais algum, e o que é certo,
é que quem passa a mensagem nestas sessões são em maior parte pessoas
desmotivadas, cansadas, que não acreditam no futuro e isso passa para o lado de
fora, levando ao afastamento de possíveis novos Bombeiros.
Hoje
em dia ser elemento de comando exige muito mais do que o assinar de papéis e
comandar uma ocorrência, um elemento de comando, deve ser o exemplo, deve ser o
fio condutor de uma estratégia a longo prazo no seu Corpo de Bombeiros, com
objectivos gerais e específicos delineados, onde todos se revejam e saibam para
onde, e como ir e onde todos tem lugar independentemente das suas competências
e capacidades de forma a promover a motivação e coesão dos seus homens.
Um
estratégia bem definida, deve dar também uma forte atenção à comunicação e
imagem, divulgando através dos órgãos de comunicação social e das redes sociais
o verdadeiro trabalho desenvolvido, assim como, o real espírito do Bombeiro.
Aquilo
que vemos influência nas tomadas de decisão, e um potencial Bombeiro, só se
alista se realmente se sentir atraído e motivado para o fazer, é na passagem da
imagem de organização, coesão e motivação, que conseguimos trazer mais jovens
para as nossas instituições.
É
preciso, de uma vez por todas, olhar para dentro, para se conseguir recrutar lá
fora!
João Lemos
Bombeiro | Técnico de Protecção Civil - Nível V
1 comentário:
Muito há a dizer sobre o tema que escolheste abordar João. Mas... vamos por partes.
É verdade que a sociedade actual tem um vasto leque de ofertas de actividades para os jovens, algumas delas bastante apelativas. No entanto, não me parece que isso seja limitativo porque, nota-se um aumento crescente de voluntários noutras áreas. A questão que se coloca é, estarão os corpos de bombeiros a fazer o necessário para cativar novos voluntários?? Não podemos usar a já velha e esfarrapada desculpa de que os jovens não querem fazer voluntariado. Porque os jovens fazem voluntariado! Agora, cabe a cada corpo de bombeiros renovar-se, adaptar-se à realidade e fazer chegar à comunidade de que vale a pena abraçar esta carreira. Qual é o jovem que se sente motivado a integrar uma causa que constantemente passa a imagem dos coitadinhos que não têm nada, de que ninguém quer saber de nós? Caramba, nós bombeiros é que temos de nos valorizar, arregaçar as mangas, trabalhar e dar uma boa imagem de nós. Já chega de usar as redes sociais para dizer que fizemos este ou aquele serviço, que estamos no hospital x ou y e vamos com não sei quantas horas de serviço. Isso não cativa ninguém e só passa a imagem dos tolinhos. Que se usem as redes sociais e todos os recursos que elas nos permitem de uma forma positiva.
É importante apostar na valorização dos recursos humanos de cada corpo de bombeiros, que se fomente o espirito de equipa e o profissionalismo na acção. Afinal, profissionais bem preparados, organizados e motivados são o melhor cartão de apresentação que terás nas ações de divulgação e captação.
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