Romeo Durscher, Director de
Educação da DJI veio à Web Summit apresentar os resultados da parceria que a
empresa fez com a EENA, a Associação pelo Número Europeu de Emergência, para a
utilização de drones nos serviços de emergência.
A DJI é conhecida como um
dos maiores fabricantes de drones e câmeras mas decidiu explorar novos
territórios usando a tecnologia para ajudar as equipas de emergência nos
incêndios e salvamentos.
Em parceria com a EENA,
foram instalados 4 locais de testes com o objetivo de usar drones para melhorar
os serviços de emergência.
Em conversa com Joanne Chen
da Foundation Capital, Durscher indicou que “houve vários desafios, como por
exemplo no caso dos bombeiros relativo à localização do drone. Deve ficar no
carro dos bombeiros ou num veículo separado?”
“O futuro pode ser que o
drone voe diretamente do quartel para o
sítio do incêndio e que durante o caminho envie informação sobre o estado do
trânsito para o carro dos bombeiros e quando chegue, envie imagens panorâmicas
da situação para se saber se é necessário enviar mais recursos ou não” afirmou
o executivo da DJI.
Outro exemplo referido foi a
utilização de câmaras térmicas para ajudar a detectar pontos quentes e assim
melhorar a eficácia do combate ao incêndio.
Romeo Durscher partilhou uma
história dos resultados obtidos numa das áreas de teste na Irlanda em que um
drone levou 20 minutos a encontrar uma pessoa,
numa situação de salvamento, enquanto que uma equipa de 5 socorristas
levaram cerca de 120 minutos. A tecnologia ajudou a reduzir o tempo de procura
e isso pode ajudar a salvar vidas.
Durscher referiu que “os drones mudaram de um objecto
voador para dispositivo que recolhe dados” e essa funcionalidade abre inúmeras
possibilidades.
No futuro, o Director de
Educação considera que os drones terão ainda mais sensores, serão mais
autónomos e cada vez mais usados como transporte de cargas. Mas referiu que
“muitas das aplicações ainda nem sequer foram pensadas” mas que ocorrerão da evolução do software e
de melhoramentos no hardware.
No final, Romeo Durscher
referiu que a DJI lançou hoje um whitepaper com os resultados desta
experiência e deixou um apelo à
comunidade, “leiam e participem, nós queremos aprender”.
Fonte: BIT.pt
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